sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nunca gastei 2,5€ tão mal…

Há filmes chatos mas este bate records! Trata-se de Palavra e Utupia de Manuel de Oliveira. Retrata a vida do Padre António Vieira e tivemos que o ver para Português. Tem má qualidade mas isso era de esperar visto ser antigo mas mesmo assim foi alugado na tv (daí os 2,5€). Não gostei a realização, havia cenas que enfim e focaram simplesmente água em movimente (enjoada e com tonturas já eu estava, obrigadinha). Havia uma personagem (o Padre quando era mais novo) que não falava nem Português nem Brasileiro. Teve imenso tempo a falar em latim e italiano, quando são passagens curtas entende-se, agora verdadeiros discursos era de evitar. E depois é difícil de entender… E, o melhor, dá tanto mas tanto sono!
A parte boa: pipocas caramelizadas, fotos, cenas com amigos…
É de referir que nós nem metade do filme nós vimos (dura duas horas). Só o vi quando eles se foram embora. Tinha visto com os meus pais, caso eles não tivessem adormecido. Eu como não adormeço facilmente passei o filme todo a ver quanto é que faltava e mesmo assim a última parte passou-me toda ao lado.
E assim se passou uma tarde!
Eu não queria tornar este post demasiado longo mas há aquelas coisas que eu tenho em mente e quero desabafar mas nunca tenho tempo. Quando tenho é esta avalanche de posts.
Então aproveito aqui para demonstrar a minha insatisfação com Português. Compreendo perfeitamente que tenhamos de ler os clássicos. Não gosto mas, de certo modo, fazem sentido. Agora aqueles livro do Plano Nacional de Leitura que servem para fazer as tais Olimpíadas de Português, sinceramente. No ano passado tive de ler As Aventuras de João Sem Medo, não sei se já mencionei mas é bastante infantil. Eu disse literalmente isso à professora e segui-o-se a mesma conversa de sempre Eu não estou a ver pelo outro lado e ele tinha a censura por trás. Ninguém na minha turma gostou! Eles não leem e não passaram a ler… Porque não ler Filhos da Droga, Doze, Viagem ao Mundo da Droga, Queimada, etc?! Eu sei que sou suspeita porque adorei este livro mas tenho quase a certeza que todos ficaríamos bastante mais felizes e eles, talvez, com vontade de ler.
Por exemplo, no livro temos uma texto de Ricardo Araújo Pereira e outro de Obama, isso sim é cativar os alunos!
Este ano vou ter de ler A Máquina de Fazer Espanhóis ou Amor de Perdição. Vamos lá ver como é que vai ser…

1 comentário:

  1. Moça, que seca de morte!!
    xD ai jesus...
    Segundo a minha mãe, o 'Amor de Perdição' é lindo. Ela leu-o quando era jovem e gostou imenso. Ainda hei-de o ler para ver se é mesmo xD

    ResponderEliminar